WTF?

SEJA BEM VINDO AO TONIGHT! ESPERO QUE GOSTE, COMENTE, DIVULGUE E COMPARTILHE =)

3 de mar. de 2011

Os 13 Porquês



Há meses eu venho procurando um livro legal pra ler e matar o tédio. Minha amiga me indicou um: "Os 13 Porquês". O autor é um tal de Jay Asher, nunca tinha ouvido falar dele, mas agora eu quero saber se ele tem mais livros, quero devorar tudo o que ele escrever.
Descrição básica pro livro: perfeito, maravilhoso, surpreendente, incrível e muito mais.

Sinopse
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Nunca tinha lido um romance onde o tema era suicídio. Fiquei com medo da sinopse, mas corri o risco: baixei o livro e o li em três dias. Se eu tivesse um dia inteiro pra ler o livro, eu faria isso em poucas horas.
Não baixei o livro mesmo, é tipo uma cópia não oficial. Foi difícil eu me concentrar na história, porque os tradutores do livro escorregaram muito: encheram a história de erros ortográficos, erros de tradução, erros e mais erros... Mesmo assim eu comi o livro.

Eu amo de paixão o livro "A Cidade do Sol", é lindo e perfeito, super marcante. Mas a minha reação com esse livro foi bem diferente: descobri toda a minha sensibilidade. Eu senti todo o medo e a dor do Clay.
Durante a leitura, eu me esqueci completamente de respirar ou piscar. Quando a ficha caía, minha boca já estava seca e meus olhos ardendo. É de tirar o fôlego!
Realmente, nós podemos cometer pequenas ações que, ao nossos olhos, não são nada, mas podem mudar a vida de uma pessoa. Aprendi a guardar comentários maldosos, pra salvar mais vidas, quem sabe?

O pior de tudo é já saber que a personagem está morta. Em algumas partes, eu tinha que recobrar a consciência e dizer pra mim mesma: a Hannah morreu. Em vão, eu li o livro desejando que ela estivesse viva, que ela voltasse, que alguém a salvasse.
Toda noite, antes de dormir eu ficava pensando: "Ninguém se importou com ela. Meu Deus, é só um livro, porque eu me sinto assim?"
Eu fiquei mal. Muito mal. Ainda estou inconformada com o suicídio da Hannah.

Sobre o site do livro (em inglês): www.thirteenreasonswhy.com
No site tem comentários de leitores, papéis de parede para baixar, informações sobre o livro, o blog do autor, um blog com os treze porquês da Hannah, vídeos das fitas que ela gravou e um mapa que a Hannah fez e deixou para cada uma das treze pessoas. Só consegui ler o livro acompanhando o mapa, pra me sentir na história.

Enfim, é um ótimo livro. Super recomendo. Espero que leiam e gostem!

Beijões, amores.

0 comentários:

Postar um comentário